Blog is a losing game.



Meia entrada: ter ou não ter?

O Senado vota hoje novas regras para meia-entrada em eventos culturais no Brasil. A proposta prega a restrição do benefício a 40% dos ingressos vendidos. De um lado, os estudantes, representados pela UNE, que são contra a regra, e de outro, artistas e produtores que apóiam a nova lei.

Meia entrada no Brasil é uma verdadeira bagunça. Não há uma regra ou um registro único que diga quem é realmente estudante e quem tem a carteirinha somente para ter o benefício de pagar menos em cinemas e shows. Esse é o princpal problema.

O primeiro passo a ser dado para botar alguma ordem nessa zona seria uma unificação da identificação dos estudantes. Assim, ficaria mais fácil saber se o portador pode usar do benefício da meia-entrada ou não.  Um cadastro único onde casas de shows, cinemas, e teatros possam ter acesso para comprovar se a pessoa está matriculada regularmente na escola ou em alguma faculdade seria de grande utilidade. Reduziria drasticamente o número de fraudes.

É claro que deve haver uma colaboração dos dois lados. Não se sabe dizer se o alto índice de meia-entradas hoje no Brasil é fruto dos altos preços dos ingressos, ou se esses preços abusivos apareceram por conta do grande crescimento do benefício aos estudantes. Mas se quem promove cultura não reduz o valor das entradas, o mercado vai ruir, ou, na melhor das hipóteses, ficar do jeito que está. Quem não se passa por estudante fica com um rombo no orçamento cada vez que quiser ir ao cinema ou assistir a uma peça.

Isso vai ser uma novela, então cenas dos próximos capítulos em breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: