Blog is a losing game.



Legendas: Certo ou errado?

O site legendas.tv um dos maiores produtores de legendas em português pra filmes e seriados teve seu site fechado pela Associação Anti-Pirataria Cinema e Música (APCM).  Depois de muita discussão sobre pirataria e downloads ilegais, o site já voltou ao ar.

O site inSUBs, que também ficou inacessível , criou uma campanha ‘queremos cultura!Quem usa legenda também consome”. A iniciativa é para provar que as pessoas que consomem legendas também adquirem seus filmes e séries preferidos em DVD, o que, logicamente, dá lucro aos grandes estúdios. Quem tiver DVDs em casa, é só mandar uma foto da sua coleção de disquinhos para contato@insubs.com . O Flickr do InSUBs já conta com 324 fotos.

Logo da Campanha do InSUBs

Esse tipo de coisa vai ser um debate que vai durar muito tempo se tratarem o usuário como criminoso.A legislação brasileira ficou parada no tempo e considera ilegal qualquer reprodução não-autorizada por quem detém sua propriedade. Então, quem baixa um filme ou um episódio de uma série que gosta e assiste no conforto da sua casa deve ser considerado criminoso por não ver esse conteúdo na TV ou nos cinemas?

Eu acho que não. A internet só ajuda na disseminação de conteúdo, sem que as pessoas dependam da boa vontade dos grandes cinemas e dos canais de TV para ver o que querem. Tudo está ali, a um clique. Os que devem ser punidos são aqueles que usam desse recurso para ganhar dinheiro,  vendendo CDs e DVDs “”queimados” em casa. Essa, ao meu ver, é a verdadeira pirataria.

Esse mesmo pensamento também se aplica ao download de MP3. Hoje a possibilidade de se conhecer música é infinita, sem a dependência de ouvir as rádios para saber o que está acontecendo no cenário musical. O maior jabá da música hoje é o talento, a competência e a capacidade de administrar uma carreira de sucesso.  E quem gosta realmente de música vai continuar comprando cd, as rádios vão continuar a existir, e o jabá vai continuar a rolar solto. Mas foi aberto um leque de possibilidades para quem quer agregar e conhecer cada vez mais.

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. Fato. Quem acompanha seriados de outros lugares e se dá ao trabalho de catar legenda é fã mesmo e geralmente tem os DVDs. Acho muito autoritário sair bloqueando sites..

    Aliás http://www.flickr.com/photos/insubs/3274637318/ :OOO eu quero.

    | Responder Publicado 8 years, 6 months ago
    • * Karine says:

      nossaaaaaaaa meu sonho de consumo ter uma estante assim :S

      precisa até de escada! aahauhaua

      | Responder Publicado 8 years, 6 months ago
  2. * Brancatelli says:

    Mas não são os DVDs vendidos que mantém uma série no ar… é a audiência.
    E olhando pelo lado das emissoras e produtoras, podemos ver que a audiência caiu muito para séries como Lost e Heroes… as mesmas que são campeãs de público na Internet.

    Acho que, mais que proibir, as emissoras deveriam é se adaptar a isso tudo que está acontecendo, mais ou menos como a industria fonográfica vem fazendo.

    Ei, gostei do blog!! =]

    | Responder Publicado 8 years, 6 months ago
  3. * Hatzman says:

    Gostei muito do seu blog.Não vou entrar mais neste assunto das legendas, quem acompanhou o desenrolar da história sabe minha opinião. Quando a coisa começou a ficar sem sentido,fora da discussão (em outras palavras, quando o nível baixou de vez)parei de postar. Falando do que interessa agora, finalmente achei alguma coisa que valha a pena ler na internet. Vi suas resoluções para 2009, estou tentando ir no caminho oposto. Diminuir um pouco a leitura de livros, revistas e jornais e passar a ler um pouco mais os blogs interessantes que estão aparecendo, e colocar algo no twitter de vez em quando.Quero aumentar minhas fontes de informação.
    Sobre o primeiro computador,escrevo depois.Já ocupei muito espaço aqui.
    Parabéns pelo seu blog!

    | Responder Publicado 8 years, 6 months ago
  4. Concordo, principalmente pq no Brasil o acesso ao conteúdo é meio complicado. Aqui mesmo em Cuiabá, longe, mas uma capital de estado com 16 salas de cinema, tem filme do circuito comercial que não chega.

    Não baixo muito filme/série, mas não vejo problema.

    Com relação às músicas, concordo ainda mais, se escuto uma banda/dj que gosto, posso até não comprar o CD, mas com certeza vou na apresentação ao vivo, o que no fim das contas rende muito mais para o artista do que a venda de cds (atualmente pelo menos).

    | Responder Publicado 8 years, 6 months ago
  5. * Nathália says:

    Concordo plenamente, Karine. Vou inclusive enviar a foto da minha coleção, mesmo sem acessar ao site.

    Essa coisa de pirataria depende muito do ponto de vista. Legenda, por exemplo, não vejo como pirataria, mesmo que seja a tradução de uma obra já existente. Como você, acredito que a coisa fica feia quando gente inescrupulosa ganha dinheiro com as séries, filmes e músicos.

    Esse tópico ainda vai render, hein?

    | Responder Publicado 8 years, 6 months ago


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: